A Chapada das Mesas fica no sul do Maranhão, quase que na divisa com o Tocantins, abrangendo numa área de 160 mil hectares os municípios de Carolina, Estreito, Imperatriz e Riachão, além de formações rochosas de mais de 60 milhões de anos que possuem formatos de mesas – daí a origem de seu nome. O lugar guarda uma infinidade atrações e passeios, a região é uma mistura de três diferentes biomas (Cerrado, Caatinga e Amazônia), portanto, consegue abrigar uma riquíssima biodiversidade de fauna e flora, incluindo alguns animais em extinção como o tamanduá-bandeira, a onça-pintada e o lobo-guará, e de paisagens naturais, composta por cânions, cachoeiras, piscinas naturais, cavernas e paredões. Lá você pode conferir o balé das araras azuis e Canindé e se encantar com os vários casais de Siriema quem percorrem tranquilamente os caminhos areiados do parque.
Considerada um dos maiores polos de ecoturismo do Brasil em função da quantidade e diversidade de atrações que levam o turista a entrar em contato direto com a natureza e toda sua exuberância. Os pontos turísticos são vários e vale a pena contratar uma agência especializada para fazer os programas. Ter cuidado com hidratação, lembra de levar filtro solar, repelente, chapéu e ósculos escuros, e também um pequeno lanche com suco, pães e frutas na sacola podem minimizar o cansaço que alguns passeios podem causar.
Carolina é a cidade considerada o portal do Parque Nacional da Chapada das Mesas. O município tem aproximadamente 30 mil habitantes e com boa infraestrutura para os turistas. Entre um dia de passeio e outro, é possível aproveitar a rica gastronomia dos restaurantes de Carolina, com pratos à base de peixes de água doce e macaxeira frita e se deliciar nas lojas de doces, que oferecem doces caseiros feitos à base de laranja, jaca, buriti e banana. A maior parte das pousadas da Chapada das Mesas também fica em Carolina. Normalmente os passeios partem de manhã e retornam no fim do dia para pernoite na própria cidade. Para uma alimentação variada e completa experimente o restaurante Mocotozin. Delícias da culinária sertaneja com toque internacional.